Além da nossa história, a Semana da Vila também é o momento de compartilhar sobre os valores que movem a Jocum Vila. Somados aos 18 valores fundamentais da Jocum, temos Compromisso, Alegria, Gratidão, Criatividade e Aprimoramento. Esses dois últimos foram o tema desse terceiro dia. Hoje a cena foi interpretada pela Ju e pelo Felipe, o diretor das cenas da semana.

A Ju é jornalista de formação, mas tem um pé na arte, na música e é a nossa chef vegana. É ela quem nos inspira a usar a criatividade na cozinha, com os seus famosos cookies e brownies. O mais conhecido é o de feijão. Sim! E é uma delícia. Mas há quem discorde!

Em torno disso a cena mostrou como a criatividade está presente no dia a dia e como para alguns ela é algo extraordinário, mas para outros, é parte essencial e natural da vida. Quando você acessa nosso site para chegar até o Blog da Vila você vê a frase: Uma Comunidade Criativa. Isso significa que usamos desse recurso para tudo. Tudo mesmo!

O valor aprimoramento ficou por conta do Davi e do Fred, que através de seus palhaços Pelanca e Lamparina, nos fizeram pensar – e rir –  sobre como tudo o que Deus faz é excelente e por isso queremos nos parecer com Ele.

E pensando nisso, segue aí um texto do Davi Nunes:

Eu confio em você

Uma vez ouvi que precisamos tomar cuidado para não nos tornarmos nossa própria referência, achei brilhante e forte, afinal, não somos suficientes em nós mesmos, e quando pensamos o contrário, caímos em triste caminho circular, em volta do que “eu sei, sou e posso fazer”. Nesse caminho, claro, Jesus não aparece; nesse caminho somos medíocres, pois não estamos ligados à Fonte, nesse caminho não existe permanência, mas desistência da Videira.

E se de repente descobríssemos que a Videira deu um primeiro passo de confiança e nos escolheu? Antes que pudéssemos pensar em escolhê-lo – porque talvez nunca faríamos isso – ele nos disse: Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, eu os escolhi.

Escolheu para que não vivamos uma vida medíocre. Escolheu-nos para ir; não só ir, dar fruto, mas só dar fruto não basta, escolheu você e eu para darmos fruto que permaneça. Tudo isso, porque para a Videira não basta um fruto mais ou menos, uma uva feia e machucada pelo tempo, Deus faz tudo com esmero e nos ensina a fazer assim, Ele nos diz: eu conheço você, te escolhi, então faça o melhor que puder e vou, e quando chegar lá, faça melhor ainda, eu vou sempre estar aqui, sendo tudo o que você precisa.

Depois Ele dá o segundo passo e fala tudo o que um filho quer ouvir do Pai: eu confio em você!