O que é JOCUM

JOVENS COM UMA MISSÃO

Desde a fundação de Jovens Com Uma Missão (JOCUM), em 1960, por Loren e Darlene Cunningham, nos Estados Unidos, temos visto milhares de pessoas ao redor do mundo envolverem-se no cumprimento da ordem de Jesus:

“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15)

Jovens Com Uma Missão é um Movimento missionário internacional e interdenominacional, empenhado na mobilização de jovens de todas as nações para a obra missionária.

Como cidadãos do Reino de Deus, somos chamados para amar, adorar e obedecer ao Senhor Jesus Cristo, para amar e servir seu corpo, a Igreja, e apresentar todo o evangelho, a todo o homem, por todo o mundo.

Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus e regra de fé e prática pela qual devemos nos posicionar.

O que é JOCUM?

JOCUM Brasil 40 anos

Conheça a JOCUM

Loren Cunningham

Loren Cunningham é o cofundador de Jovens Com Uma Missão Internacional (JOCUM), uma família global nascida em 1960, que está sempre em expansão e já entrou em todas as nações da terra.

Loren também é o cofundador e presidente da Universidade das Nações, a universidade global da JOCUM. Desde seu início em 1978, nossa Universidade tem crescido e hoje oferece centenas de cursos e seminários.

Loren já visitou pessoalmente todas as nações independentes na face da terra, todos os países dependentes e mais de 150 territórios e ilhas, tudo pelo Evangelho. Isso lhe deu um entendimento especial dos acontecimentos e tendências globais e também um preparo único quanto às estratégias de Deus para o evangelismo mundial. Sua sabedoria, experiência, entendimento sobre liderança, e chamado de ser uma ponte de união dentro do corpo de Cristo o levou a ser um consultor de líderes de organizações e nações do mundo todo. Ele fala publicamente em 40 países por ano,  tanto para audiências pequenas de somente algumas pessoas como para mais de um milhão de pessoas.

Nascido na cidade de Taft, na Califórnia, a família de Loren tem uma rica herança espiritual de gerações de ministros evangélicos. Seu histórico de educação inclui três Bacharelados, um Mestrado em Administração da Educação e dois Doutorados honorários. Loren é autor de cinco livros, já traduzidos em aproximadamente 60 idiomas diferentes: “Pode falar, Senhor. Estou ouvindo?”, “Aprenda a Vencer Usando as Táticas de Deus”,  “Fé e Finanças no Reino de Deus”,  “Porque não Elas?” e “O Livro que Transforma Nações”.

Darlene Cunningham

Filha do Pastor Ed e Enid Scratch, Darlene Cunningham nasceu em Vancouver no Canadá. Desde cedo sabia que tinha um chamado especial de Deus para sua vida. Esse chamado ficou claro quando conheceu um belo jovem solteiro e cheio de visões chamado Loren Cunningham.  Após seu casamento com Loren em 1963, Darlene ajudou na fundação de Jovens Com Uma Missão.

Darlene é uma facilitadora da visão da JOCUM e uma especialista na formação de líderes. Uma de suas prioridades é descobrir os dons e talentos de liderança nos jovens e ajudá-los a alcançar seu potencial em Deus. A cada dois anos Darlene também dirige uma escola de campo chamada “Escola para Treinamento de Obreiros e Líderes” que acontece sempre em alguma parte diferente do mundo.

Darlene é muito procurada como palestrante internacional por ser reconhecida como uma mulher de fé, sabedoria e que ouve a Deus. É especialmente qualificada e experiente na liderança daqueles que trabalham na JOCUM, pois tem uma perspectiva interna e entende o estilo de vida, as pressões e as alegrias da Missão. E seja qual for o contexto, ela sempre está apontando as pessoas na direção da fidelidade de Deus e sua imensa graça para todas as situações.

Loren e Darlene moram na ilha de Kona, no Havaí. Como membros do Circulo de Fundadores da JOCUM os dois participam de uma das maiores organizações Filantrópicas Cristãs do mundo.

James Robert StierJim ou simplesmente Jimi para a grande maioria, é norte-americano natural do estado da Califórnia. Quando estava concluindo o então “ginásio”, visitou uma igreja, e ouviu o pregador convidar as pessoas irem a frente para “aceitar a Jesus”. Quando várias pessoas foram à frente, ele as seguiu, embora não soubesse o que fazer. Nesse momento orou: “Deus, não sei o que estas pessoas têm, mas elas realmente amam umas as outras. Eu quero isto em minha vida… Você pode me dar o que faz com elas se amem tanto assim, seja lá o que for?”. Quando se levantou, não sabia por quê, mas todas as pessoas pareciam diferentes. A vida subitamente tinha um novo significado.

Estudou no Seminário Betânia e lá ouviu falar de uma organização chamada Jovens Com Uma Missão, ou JOCUM. Eles contavam histórias sobre projetos missionários no Caribe e outros lugares, e ele chegou até a sair em finais de semana participando de trabalhos evangelísticos de porta em porta com eles. Finalmente após um período turbulento de sua vida, em 1972 inscreveu-se como aluno numa Escola de Treinamento e Discipulado em Los Angeles. Durante o período prático de sua escola no Havaí conheceu Pamela, que posteriormente viria a ser sua esposa.

Depois do seu casamento em 1974, Jim e Pamela ainda receberam treinamento na base da JOCUM no Havaí. Nesta época, passaram algum tempo com os diretores da Jocum na América Latina, Wedge e Schirley Alman. Jim e Pamela sentiam um forte desejo de servir na América dos Sul e esta convivência apenas serviu pra aguçar e solidificar este sentimento. A JOCUM não era um Missão muito grande na época e estava apenas começado na América do Sul.

Após passarem pela Colômbia por um curto período de tempo dirigiram-se para Belo Horizonte, onde foram recebidos por Missionários da Missão Betânia. Foi um difícil começo, mas a primeira Escola de Treinamento com duração de cinco meses foi realizada em 1975. As primeiras turmas de jovens que compunham as equipes missionárias eram únicas: ex-hippies recém convertidos, profissionais que deixaram seus empregos, uma jornalista foragida de seu país de origem… Contudo eram jovens que queriam conhecer a Deus e serví-lo como ferramentas em suas mãos. E assim foi feito.

Após alguns anos trabalhando especialmente em Belo Horizonte e Ouro Preto, uma propriedade foi comprada na pequena cidade de Contagem, região metropolitana de BH, onde hoje funciona a Base de JOCUM Contagem. O trabalho se expandiu  e hoje existem bases da JOCUM espalhadas por todo território Nacional.

Jim Stier ainda serviu como Presidente Internacional da JOCUM (1996-2000)  e também posteriormente como seu Diretor Executivo Internacional (2001-2004).  Atualmente mora com sua esposa em Piraquara, região Metropolitana de Curitiba onde mentoreia o CCL – Centro de Capacitação de Líderes –  um dos centros de operação de JOCUM,  desfrutando quando possível da companhia dos filhos e netos.

Com o passar dos anos e o crescimento da JOCUM Internacional, a liderança sempre sentiu que era a direção de Deus para a Missão que desenvolvêssemos como uma família global de ministérios ao invés de uma empresa de natureza centralizada. Apesar de termos tido durante um certo tempo escritórios regionais, nunca possuímos uma central administrativa internacional. Sempre nos identificamos mais com a ideia de um movimento que de uma organização.

Isto tornou-se ainda mais claro quando decidimos internacionalmente “horizontalizar” a estrutura geral de liderança. Hoje, Jovens Com Uma Missão não possui um presidente, CEO ou equipe internacional de liderança. Todas as lideranças são apenas locais, e estes reúnem-se nacional ou regionalmente para cooperação mútua e prestação de contas.

Cada base de JOCUM é juridicamente independente, e  individualmente responsável pelo planejamento de suas viagens, ministérios e atividades.  É também responsável pelo recrutamento de obreiros, captação de recursos e determinação de suas prioridades ministeriais.
Toda essa liberdade e independência que cada base possui, faz com que algumas questões sempre apareçam: o que cada uma dessas bases de JOCUM tem em comum? Quais elementos mantém todas estas centenas de ministérios juntos?

Alguns denominadores comuns nas bases da JOCUM são:

  • A Escola de Treinamento e Discipulado – (ETED)  – como pré-requisito para envolvimento ministerial.
  • O mandato de “Conhecer a Deus e fazê-lo conhecido” (Is. 6:8, Mt. 28:18-20, Cl.1:10)
  • Três áreas principais de atuação: Evangelismo (Rm. 10:14-15), Misericórdia (Mt. 5, Ef. 2:10) e Treinamento (Mc 16:15).
  • A mesma Declaração de Fé e Valores Fundamentais.

Estes elementos ligam todas as bases e ministérios de Jovens com uma Missão. Cada base possui um diretor, ou equipe de liderança responsável juridicamente pelo trabalho local.  Estes líderes por sua vez, reúnem-se algumas vezes por ano para confraternização, avaliação e para buscar estratégias para o trabalho da JOCUM como um todo pelo país ou região geográfica em que se encontrem.

Missionários de Jovens Com Uma Missão são pessoas envolvidas em missões a longo prazo e que desejam ver alvos específicos alcançados na grande tarefa do evangelismo mundial. O tempo de compromisso com a JOCUM é combinado entre o missionário e a liderança da base.

Em muitas de nossas bases, um dos pontos fortes de se juntar à equipe de obreiros é a oportunidade de se trabalhar lado a lado com pessoas vindas das mais diversas partes do mundo. Nossos obreiros vêm de várias denominações diferentes e falam centenas de idiomas! Praticamente as metades de nossa equipe vêm de países no hemisfério Sul e oriente como a Coréia, Indonésia, Índia e Nepal.

Quem é missionário da JOCUM?

Em JOCUM existem diversos ministérios e oportunidades. Isso cria espaço para várias formas de envolvimento diferentes. Mas o que os missionários de JOCUM (também chamados de obreiros) têm em comum?

1. Mesmas raízes – Todos passaram pela ETED – Escola de treinamento e Discipulado;

2. Mesmo compromisso com visão, valores e chamado da JOCUM;

3. Compromisso com o bem-estar da família jocumeira, inclusive comprometidos a se envolverem em eventos importantes.

Estes obreiros podem estar envolvidos em uma variedade de expressões ministeriais, como:

1. Ministérios com identidade geral da JOCUM – Uma base ou ministério local;

2. Ministérios com identidade específica – Ywam Medical Ships, King’s Kids, Universidade das Nações, etc;

3. Ministérios da JOCUM não publicamente afiliados à missão por razões operacionais ou de segurança;

4. Ministérios não ligados à JOCUM, onde jocumeiros são cedidos para projetos e trabalhos, permanecendo sob a liderança da JOCUM.