Uma das coisas mais preciosas é o que podemos deixar para quem vem depois de nós. Herança é algo que passa de geração em geração dentro de uma família e a Eted DUO da Vila tem o compromisso de conectar nossos alunos com histórias de pessoas com Deus. Por isso, a cada 15 dias, durante os três meses de teórico, a turma recebe convidados para compartilhar um tempo de conversa ao redor da mesa.
No primeiro “Herança”, nesta quarta-feira (04/08), André Nascimento, jocumeiro que vive em Cáceres, na Espanha, e está de férias no Brasil, contou várias experiências e lições da sua caminhada. Com 36 anos de idade atualmente, nasceu em um lar onde o cristianismo já era uma realidade, cresceu frequentando a mesma igreja, e seus pais vivem na mesma casa até hoje, em Santo André, onde nasceu. Enquanto para alguns essa solidez é algo curioso, em André, despertou a vontade de mudar de lugar (não por acaso, ele vive em outro continente).
Com o passar do tempo, André viu nascer em seu coração duas paixões: louvor e adoração e as nações da Terra. Se viu dividido entre dois cursos acadêmicos: jornalismo e música, e no final das contas acabou estudando Pedagogia Musical na Unesp.
Durante a graduação fez intercâmbio de seis meses na Argentina. Depois, formado, trabalhou em escolas, mas segundo ele, andava como que se arrastando e pedindo a Deus que o levasse para outro país. E foi em um aniversário de André, que durante um tempo com missionários de sua igreja, entendeu que iria para Honduras por alguns meses, com um grupo de pastores.
Nesse tempo, ele conta que ouvia Deus muito através de outras pessoas, e assim também foi o início do amor pela Espanha. Ainda em Honduras, alguém teve um sonho que o visto de André para a Espanha tinha sido aprovado. Então, ao procurar sobre missões e Espanha na internet, encontrou Jocum e tentou ir para lá, mas precisou lidar com um tempo que ele não podia controlar, mas que dependia da vontade de Deus.
Depois disso, o próximo passo foi fazer sua Eted (Escola de Treinamento e Discipulado) na base Monte das Águias, no Paraná. “Eu fui fazer a escola para entrar na Jocum, mas a ideia de Deus não era me formar um missionário, mas me formar um filho. E foi nesse tempo que ouvi de Deus: ‘Não criei você para trabalhar pra mim, criei você para se relacionar comigo’”, conta. Nessa mesma base, depois da Eted, como obreiro liderou uma equipe para o Peru, onde ficou muito doente e quase voltou antes do final, mas direcionado por Deus ficou e lá aprendeu algo muito importante na vida com Deus: confiar Nele em qualquer situação.
Depois, na Jocum Vila ele começou a viver os passos para ir pra Espanha. Com uma equipe da Escart (Escola de Cultura e Arte) pisou em sua terra prometida e depois foi uma questão de tempo para ir em definitivo. Na Espanha, André é estudante em uma universidade, a melhor forma que encontrou para fazer parte do local onde está, e através de relacionamentos, no dia a dia é que ele pode fazer Deus conhecido em um país onde Deus e a bíblia não são considerados as coisas que dão sentido para a humanidade. É sendo quem ele é em Deus, muito mais do que fazendo coisas, que consegue expressar Jesus.
A turma da Eted DUO entendeu que a herança de André está ligada a paciência e renúncia, também podemos apontar uma profunda intimidade com Deus e ainda registrar algumas frases de André:
“As lições que aprendi, só são possíveis serem contadas porque vivi o ordinário”, sobre o que pensou em compartilhar com a Eted da Vila.
“Só descansa quem confia e só confia quem conhece”, sobre o convite de Deus para descansar e desfrutar nesse tempo de férias no Brasil.
“Com Deus, um clichê só é clichê até você viver certas coisas”, sobre situações que ele pensava que não se tornariam realidade, como o tempo certo de Deus para as coisas.
“Não deixe as palavras que Deus deu a você morrerem: mesmo as mais simples”, sobre o que sustentou sua caminhada até chegar onde Deus prometeu que o levaria.
“Escute Deus não só a respeito do “o que”, mas do como, quando e com quem”, sobre o relacionamento com Deus.
Compartilhe esse link com seus amigos, inspire alguém. Compartilhe o post do instagram nos seus stories para dividir essa herança com alguém!