Texto por: Renato Wong.
Há algum tempo, escrevi em meu texto “Ode à Mentira” que há cerca de 9 milhões de mulheres “em falta” na Ásia. Mas eu me equivoquei. O número é maior. Segundo uma matéria do New Ýork Times (Nov/2005), só na Índia, há 50 MILHÕES de mulheres “faltando” devido à prática cultural de abortos em bebês do sexo feminino e outros fatores como a prática proibida da queima de viúvas com os corpos de seus maridos (Sati, que foi proibida após campanha do missionário Wilian Carey no século 18, mas ainda é praticada principalmente em regiões culturais). O problema é tão grande que em 1990, o governo da maior democracia do mundo proibiu os ultrassons para detectar o sexo do bebê para evitar que hajam abortos em bebês do sexo feminino.
Darrow Miller, analisando o texto, afirma: “a raiz do problema não é econômica ou política. Ao invés disso, é uma idéia: O homem é superior à mulher. Esta idéia está inserida, em graus maiores ou menores, na maioria das culturas do mundo. (…)E a história cultural é frequentemente mais forte do que as leis e a economia.” Segundo o NYT, há regiões em que a proporção entre os sexos é de 1000 homens para cada 500 mulheres! Estes números são alarmantes porque geram aumento nos índices de violência (homicídios, drogas, etc) e provavelmente empobrece estas regiões, sem contar nos problemas como a desestruturação da familia, que é o pilar de qualquer sociedade ou civilização.
Minha motivação aqui não é criticar o povo Indiano, mas simplesmente ilustrar como uma mentira tem poderes destrutivos! Nós como cristãos, além de termos de cumprir o mandamento de pregar o evangelho (Mc. 16:15), temos que cumprir o mandamento de discipular as nações (Mt. 28:19-20). A Índia precisa de discipulado nesta área. Mas, e aqui no Brasil? Quais as consequências desta mentira? O que temos feito para discipular nossa nação na contra-mão desta idéia de que o “homem é superior à mulher”? Será que isto já foi erradicado de nossa cultura?
Mentiras se combatem com Verdades. Neste caso, a Bíblia começa afirmando em Gênesis1:27: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.(grifo meu)”; – ambos são criados à Imagem de Deus (mas tem papéis diferentes). Que a Verdade que liberta vá de encontro com o machismo que perdura em nosso planeta e traga libertação e que nós sejamos os proclamadores das Verdades daquele que nos chamou das Trevas para Sua Maravilhosa Luz!
Mto bom seu artigo renato.
A situacao da mulher eh uma questao que tem uma relacao direta com a pobreza de um pais.
No Brasil por exemplo, nao se pratica infanticido de meninas, mas a maneira que a mulher eh vista na nossa sociedade, como uma boneca de sex-shop, tambem nao traz a dignidade merecida das mulheres. A midia, tem “programado” a mente das mulheres para perseguirem um padrao de beleza que eh uma mentira, criando nelas uma frustracao constante, em relacao ao corpo, e a aparencia. Deus criou o homem e a mulher a sua imagem, nos somos imagem do Deus criador. A mulher deve ser valorizada por quem ela eh, nao por quem ela parece…
É verdade, ricardo! Precisamos lutar para mudar este paradigma que esta aqui bem no nosso quintal!
Abrs
Rw