Texto por Marcela Fernandes | Fotos por Andrea Senaha.
Na última semana do mês de Julho estive no III Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba. Acordando às 6 da manhã para começar os estudos às 7 e ter o dia inteiro tomado por apenas um assunto: Música. Foi um tempo maravilhoso. Por todo o lugar você aprendia algo novo e diferente. Tive aulas de violino com 4 professores incríveis, um brasileiro, uma canadense, um americano e um alemão.Também participei da Orquestra Sinfônica do festival, assisti mais de 20 concertos com diversos grupos e orquestras, além das amizades e reencontros.
Encontrei lá uma amiga que fez ETMIL comigo e agora estuda música e participou do festival também. Se você tem uma vocação na área da música, esse tipo de evento dá uma perspectiva de como o Reino precisa alcançar os músicos, e para isso nós precisamos estar lá.Há muita vulnerabilidade, muito orgulho e individualismo, mas ao mesmo tempo vemos pessoas sensíveis, inteligentes, fora de série que precisam reconhecer de onde vem seu dom e que há um sentido para seu árduo trabalho de manter seus estudos e crescer na sua musicalidade. Que venha o Reino no mundo da música.
A música tem sido amplamente estudada como fator de transformação cultural. É um fato que o estudo ou mesmo só ouvir música erudita é excelente para a formação cultural do ser humano. Não é a toa que a maior parte dos projetos sociais envolvem ensino da música. Por isso precisamos perceber que papel essa arte e ciência tem na propagação de princípios e valores do Reino de Deus nasociedade. Hoje, durante uma aula de música vocal na Assistência Social aqui da cidade, meus alunos cantaram uma música que fala sobre a diversidade de fauna e flora do nosso país. Como a aula de hoje foi ao ar livre, os próprios adolescentes começaram a perceber os pássaros e árvores a nossa volta e brincando, relacionaram com o que estávamos cantando. Aos poucos eles vão percebendo que música é muito mais do que apenas uma ferramenta de relaxamento, diversão. A música e o amor que vem de Deus transformam pessoas e lugares.
Marcela Fernandes é obreira da Vila do Louvor, está cursando Música pela Universidade Sagrado Coração em Bauru, e tem buscado influenciar pessoas para o Reino através de seu dom.