– Por Carlinha de Paulo
Estive no Rio de Janeiro há duas semanas e foi um tempo único. O Rio de Janeiro continua lindo=)  Fui fazer uma visita pastoral a equipe de alunos da ETED H2O que está no seu prático no Rio de Janeiro, trabalhando em Parada de Lucas, Tuiuti e Morro do Borel. O impacto dessas comunidades na vida dos alunos foi grande e agora eles se encontram em Nova Friburgo, sendo que me uno a eles nesse mês de junho.

Tive a oportunidade de visitar o trabalho realizado pela JOCUM no morro do Tuiuti, onde estive por um mês em 2003 e foi impressionante ver o trabalho realizado ali. Crianças são atendidas através de diferentes projetos, como reforço escolar, aula de circo e dança, além de aprenderem sobre os valores do Reino de Deus e suas famílias, cerca de 70, recebem acompanhamento dos obreiros. Sempre que vocês se lembrarem, orem por essa comunidade, já que eles têm vivido dias tensos graças ao processo de pacificação do complexo da Mangueira, o que implica, por enquanto, em invasões do BOPE e fuga de traficantes.

Durante meu tempo no Borel pude conhecer verdadeiros heróis da fé, sendo que o trabalho deles começou em 1990, com a implantação de um ambulatório. Atualmente, são 12 obreiros que moram no morro e atuam em diferentes atividades de saúde pública e sócio educativas: ambulatório, consultório odontológico, Espaço Semente (creche), escola de música Bom Tom, Criarte, Dança, Centro de informática, Biblioteca. A atuação deles é reconhecida pela comunidade e eles integram uma frente que tem sido plataforma para projetos de desenvolvimento comunitário, visando a geração de renda e o preparo de jovens para o mercado de trabalho.  Para conhecer mais do trabalho deles, você pode acessar o site http://www.jocumborel.org.br/web/, sendo que eles estão abertos a receber voluntários que morem no Rio de Janeiro em seus projetos, bem como equipes de curto prazo.

UM LIVRO PARA O BOREL

O Espaço Semente ganhou meu coração. Atendendo crianças de 3 a 5 anos, a creche foi fundada em 1997, atendendo 48 crianças e tendo uma equipe de profissionais composta por moradoras do morro. Semanas antes de eu chegar lá, a creche foi vítima da chuva e teve algumas das suas instalações danificadas, sendo que os alunos da ETED puderam ajudar na reforma da mesma, para que novos danos não fossem causados e também no cotidiano com as crianças.

Conversando com a Beth, uma das coordenadoras, descobri que um dos maiores desfalques da chuva foram os livros de literatura infantil e didáticos, limitando o acervo de material que eles têm para desenvolver as atividades das crianças.  Diante disso, decidi entrar em contato com diferentes editoras, pedindo a doação de material didático para crianças de 3 a 5 anos, e também divulgar entre os amigos, convidando-os a doar livros de literatura infantil. Você pode comprar um livro novo ou pode encontrar um de seus livros infantis silenciado nas prateleiras e deixar que ele ganhe voz no Borel, só não vale ficar de fora=) Para facilitar o processo, você pode enviar sua doação para o Espaço Semente,  CP 48451 – Rio de Janeiro, RJ – CEP: 20530-971, mas tenho certeza de que será super bem-vindo para uma tarde com as crianças caso deseje entregar pessoalmente.

Caso você queira saber mais sobre o projeto do Espaço Semente, entre em contato comigo e eu te envio o projeto desenvolvido por eles;)